El Maracatu

El maracatu es una manifestación de la zona nordeste de Brasil, más específicamente del Estado de Pernambuco. Surge en el siglo XVIII como un cortejo que celebraba la coronación de los reyes negros. Hoy en día la tradición del cortejo se mantiene, con su corte, música y danza, donde cada uno recibe el nombre de Nación. En los días del Carnaval, las calles de Recife (capital de Pernambuco) se llenan de Naciones de Maracatu.


maracatu é uma manifestação da região nordeste do Brasil, mais especificamente do Estado de Pernambuco. Surge no sec. XVIII como um cortejo que festejava a coroação dos reis negros. Hoje em dia a tradição do cortejo se mantém, com sua corte, música e dança, onde cada um recebe o nome de Nação. Durante os dias de carnaval, as ruas de Recife (capital de Pernambuco) se enchem de Nações de Maracatu.






Maracatu Naçao Estrela Brilhante do Recife


O Maracatu Estrela Brilhante do Recife é uma naçao fundada em 16 de julho de 1906. Hoje tem como rainha a ialorixá Dona Marivalda e o mestre dos batuqueiros é Mestre Walter, um músico autodidata de talento e caráter peculiar. A percussão do Estrela Brilhante do Recife tem uma potência e uma qualidade musical de grande destaque com convenções e arranjos originais e virtuosos.






Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu


Esta nação de maracatu é uma das mais antigas em atividade, fundada em 1824. A rainha deste nação se chama Dona Olga e o mestre dos batuqueiros é Mestre Gilmar, seu filho. A nação Estrela Brilhante de Igarassu tem a particularidade de permitir  batuqueiros homens.O baque desta nação tem uma sonoridade especialmente pesada, onde os batuqueiros utilizam na mão esquerda baquetas finas, que produzem um som agudo na pele bem esticada.